Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
Surgical Extraction ou Extirpate?
 Surgical Extraction ou Extirpate?
ThorNeira

Esquilo
0 Referências
Posts: 330
Registro: 19/02/16

Postado em: 28/06/18 10:59
Pessoal, jogo de Ad Nauseam Modern e abriu um espaço no meu SB, pretendo encaixar uma das duas cartas supracitadas. Porém, tenho duas perguntas pra fazer a vocês sobre esse assunto:

1 - Por que os decks preferem utilizar S.E e não usam Extirpate? S.E tem como vantagem ser jogado "de graça", enquanto Extirpate tem como vantagem o Split Second que é muito útil contra decks de controle e especialmente contra o combo do KCI.

2 - Contra quais decks vale a pena colocar SE/Extirpate no Main Deck? Consigo pensar nos seguintes:
- Storm: dando alvo em Past in Flames;
- KCI: dando alvo na bombinha ou KCI;
- UW/Jeskai: dando alvo em anulações;
- Ad Nauseam: dando alvo em peças do combo;

 
[sm]_Frejat

Lenda
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 1982
Registro: 02/02/05

Postado em: 28/06/18 13:51
Kra, depende de diversos fatores, mas o mais essencial é a limitação de extirpate pelo custo de mana, é um mana inerentemente preto, isso limita seu uso, decks que não têm acesso a cor, irão obviamente optar pelo surgical, enquanto os que têm acesso a cor podem até usá-la, mas muitas vezes a vantagem de deixar o terreno aberto para alguma outra magica na turno do oponente, ou mesmo usar alguma outra magica na main phase e mesmo assim poder usar o card, é melhor do que usar o mana para o extirpate, por isso muitos decks que utilizam preto preferem surgical extraction, para exemplo, temos no modern os bgx midrange, como jund e abzan, o deck é baseado em remoções 1 para 1 conforme desenvolve o board, ele não pode se dar ao luxo de usar o mana para um extirpate e perder o momento de usar uma remoção importante ou a chance de descer o dark confidant no turno 2, para deixar aberto para um extirpate, lembrando que os turnos mais importante no modern são os iniciais.

Entretanto, obviamente, desconsiderando a limitação do custo de mana, extirpate é melhor, se seu deck não tem problemas quanto ao custo de mana, opte para extirpate, por exemplo, o KCI consegue contornar surgical devolvendo o alvo para a mão, enquanto extirpate não; alvos de surgical em remoções ou em danos diretos podem ser contornados com um mero snapcaster, enquano extirpate também não, e por aí vai, depende das limitações de seu deck e seus objetivos.
 
HAB_0013

Rebelde
3 Referências (100.00% positivas)
Posts: 390
Registro: 31/01/08

Postado em: 28/06/18 15:44
Surgical, e não tenha dúvida, custo zero pra jogar faz dela o preço que ela é.
 
ThorNeira

Esquilo
0 Referências
Posts: 330
Registro: 19/02/16

Postado em: 28/06/18 18:57
Como não tenho problema com o custo (ad nauseam só comba no turno 4 e fico com mana aberta até lá) vou optar pelo Extirpate...

Mas faltou vcs falarem sobre o ponto 2, em quais casos vcs colocariam o Extirpate pro Main deck alem dos que eu já citei?
 
trodsen

Esquilo
0 Referências
Posts: 4691
Registro: 06/12/14

Postado em: 28/06/18 19:09
o extirpate/surgical só é realmente util quando ele lida com algo que tu tem muita dificuldade de lidar, então por exemplo jogando de ad nauseam, tu iria procurar dar um extirpate em um card de sideboard que te impede de combar, ou uma peça do combo de um oponente, por exemplo jogando contra decks de company tu poderia exilar uma peça do combo, e pós side tu poderia descartar uma carta de hate da mão do oponente e depois exilar ela em basicamente qualquer matchup.
 
[sm]_Frejat

Lenda
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 1982
Registro: 02/02/05

Postado em: 29/06/18 01:09
De main deck acho bem ruim no ad nauseam, seu main deck é seu plano principal, seu sideboard são cartas que ajudarão seu plano principal funcionar melhor enquanto você elimina cartas pouco úteis para exercê-lo em um determinado match. Normalmente, extirpate ou mesmo surgical, quando utilizadas de main deck, são acompanhadas de um plano definido no qual elas exercem uma função específica e contributiva para o plano principal, por exemplo, antes de kaladesh, lantern usava surgical ou extirpate para retirar peças que atrapalhassem seu plano de jogo após um descarte, ao passo em que eliminava completamente essa estratégia do oponente, diminuindo a quantidade de cartas do deck inclusive, já vi algumas versões de 8 rack usando surgical e extirpate de main também, mas foram raras as ocasiões.

Veja bem, esses decks usam descartes, a utilização de extraction effects são viáveis nessa situação, agora ad nauseam não tem esse plano de jogo, você precisará esperar o oponente agir, combo não faz isso, se fizer, é uma situação muito pontual e em sideboard, na verdade não vejo surgical nem mesmo interessante no side de ad nauseam, mais viável seria você utilizar algum descarte, garantindo a execução do combo de forma ativa.
 
cwnannwn

Esquilo
12 Referências (100.00% positivas)
Posts: 1980
Registro: 02/05/10

Postado em: 29/06/18 08:32
"- UW/Jeskai: dando alvo em anulações;"

Péssimo uso.
 
ThorNeira

Esquilo
0 Referências
Posts: 330
Registro: 19/02/16

Postado em: 29/06/18 09:56

Eu quis dizer passar do sideboard pro main deck no game 2...

Eu já uso 3x Thoughtseize no Sideboard, poderia adicionar o 4º ao invés do Extirpate, mas descartes se mostram pouco efetivos contra combos, especialmente contra KCI (que volta as cartas do gy). Eu penso que irá ter diversos KCI's no GP SP visto que o deck ganhou os últimos GPs.

 
[sm]_Frejat

Lenda
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 1982
Registro: 02/02/05

Postado em: 29/06/18 10:09
Se sua preocupação é KCI, escolha extirpate, surgical não é garantia, se o oponente for o mínimo inteligente, vai combar quando estiver seguro contra hate graves do tipo, agora, uma opção é você mesclar com descartes, a diferença é que descartes conseguem atrasar o combo, não é garantia, ele pode dar o top deck, mas você juntando as manas, um abraço. O problema é o que tirar de main deck para subir, vamos supor, 3 descartes e 3 extirpate.