Home
 Home > Fórum > Dúvidas de Magic > Dúvida sobre habilidade de criaturas e enjoo
Dúvida sobre habilidade de criaturas e enjoo
 Dúvida sobre habilidade de criaturas e enjoo
iFawkes

Esquilo
1 referências (100.00% positivas)
Posts: 52
Registro: 05/06/18
Osasco - SP

Postado em: 11/07/18 22:56
Boa noite galera... Tenho uma dúvida que é até meio boba, mas que não consegui achar a resposta.

Seguinte, um amigo me disse que assim que uma criatura é conjurada ela não pode virar para usar a habilidade. Quando ele disse isso, usou o Elfos de Llanowar, que virá para gerar uma mana verde, como exemplo, ou seja, as criaturas que geram mana tem enjoo até para gerar mana?

E outra dúvida no mesmo caso, criaturas com habilidades como a do Elfo Flautista, que eu pago uma mana e viro o elfo, então posso descer qualquer card de criatura da minha mão para o campo de batalha, essa habilidade também tem enjoo?

Vlwwww
 
MMAMetal

Esquilo
0 referências
Posts: 443
Registro: 09/07/16
Guarulhos - SP

Postado em: 12/07/18 00:06
Chapa, salvo um engano gigantesco, o enjôo de invocação é somente a respeito de virar, já que as criaturas podem defender quando entram em campo (porque não viram pra defender).

Usando exemplos seus, realmente Elfos de Llanowar precisa esperar o próximo turno pra gerar a mana, ou "levar" alguma coisa que dê ímpeto. Elfo Flautista, a mesma coisa mesmo pagando a mana verde antes. E usado um exemplo meu, Gelétrodo a mesma coisa.
 
lgmercadante

Esquilo
0 referências
Posts: 4515
Registro: 22/01/12
São Paulo - SP

Postado em: 12/07/18 00:09

Sim para as duas perguntas.

Uma criatura estar sob "enjoo de invocação" significa:

- Ela não pode atacar
- Habilidades ativadas (aquelas que são escritas na forma de [CUSTO]:[EFEITO]) que tenham o SÍMBOLO de virar (as habilidades de ambos os Elfos possuem esse símbolo) em seu custo.

 
trodsen

Esquilo
0 referências
Posts: 2466
Registro: 06/12/14
Canoas - RS

Postado em: 12/07/18 09:04
só um adendo(apesar de só aparecer em um bloco especifico), as criaturas enjoadas também não podem ativar habilidades com o simbolo de desvirar.
 
iFawkes

Esquilo
1 referências (100.00% positivas)
Posts: 52
Registro: 05/06/18
Osasco - SP

Postado em: 12/07/18 10:29
Obrigado galera, ajudaram muito.

Mas agora fiquei com outras dúvidas:

1-) Uma criatura com a habilidade reforçar pode entrar em campo de batalha com o custo normal e o reforço ser pago, por exemplo, três turnos depois?

2-) Cards com o símbolo de virar podem ser virados no turno do oponente? Por exemplo, tenho um artefato equipamento (que não lembro o nome), que eu equipo uma criatura, se eu virar a criatura equipada e pagar duas manas, todas as minhas criaturas tem atropelar e bate +X/+X, sendo X o seu poder. Se um adversário me atacar, eu posso usar esse artefato?

3-) Eu posso usar a habilidade do Elfo Flautista a qualquer momento ou só no meu turno? Tipo usar a habilidade dele pra descer criaturas como se elas tivessem lampejo

4-) E a última é meio ignorante de novo kk mas é só pra colocar na minha cabeça de uma vez por todas: O enjoo da criatura é só para aquele meu turno que ela entra, certo? Caso eu termine minha jogada e meu oponente começa a dele, a partir daí eu já posso virar por exemplo o Elfo de Llanowar para gerar mana para um instant?

Vlw dnv
 
trodsen

Esquilo
0 referências
Posts: 2466
Registro: 06/12/14
Canoas - RS

Postado em: 12/07/18 11:03
1. reforçar ou kicker é um custo adicional pra conjurar um card e deve ser pago quando tu conjura esse card, isso é quando tu pega a criatura da tua mão, põe ela na pilha e paga os custos então ou tu paga o custo de reforçar quando tu joga ela ou tu não tem mais a oportunidade de pagar o custo de reforçar.

2. Se a habilidade ativada não tem nenhuma restrição(por exemplo no texto da habilidade está escrito ativa essa habilidade quando puder conjurar um feitiço) então ela pode ser ativada no turno do oponente.

3. Tu pode usar qualquer habilidade ativada sempre que tiver a prioridade, a menos que ela tenha alguma restrição de ativação, no caso do elfo flautista não existem restrições então sim tu pode ativar a habilidade dele no turno do oponente.

4. O enjoo de invocação é definido como:

Summoning Sickness Rule
Informal term for a player’s inability to attack with a creature or to activate its abilities that include the tap symbol or the untap symbol unless the creature has been under that player’s control since the beginning of that player’s most recent turn.

O que em termos praticos significa que tu precisa controlar a criatura durante a tua etapa de desvirar para ela deixar de estar enjoada. Então ela não perde o enjoo de invocação logo após ser jogada no turno do oponente, ela só vai perder o enjoo no teu próximo turno, assim que tu desvirar tuas permanentes.
 
iFawkes

Esquilo
1 referências (100.00% positivas)
Posts: 52
Registro: 05/06/18
Osasco - SP

Postado em: 12/07/18 11:10
Entendido, muito obrigado
 
JFFank

Esquilo
18 referências (100.00% positivas)
Posts: 4743
Registro: 29/12/13
Santa Maria - RS

Postado em: 12/07/18 12:14

As repostas já estão ali em cima, no post do trodsen. Restou alguma dúvida?

 
iFawkes

Esquilo
1 referências (100.00% positivas)
Posts: 52
Registro: 05/06/18
Osasco - SP

Postado em: 12/07/18 12:37
Ah sim, acho que a pergunta repetiu quando enviei. Não restou nenhuma, obrigado mais uma vez
 









 
UG Card Shop
Ligamagic | Home
@ Copyrighted por Wizards of the Coast Inc.   |   Política de Privacidade   |   Aviso Legal   |   Condições de uso
Ligamagic | Youtube   Ligamagic | Facebook   Ligamagic | Twitter