Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
Habilidades Ativadas e Desencadeadas ...
 Habilidades Ativadas e Desencadeadas ...
Rexignem123

Esquilo
0 Referências
Posts: 91
Registro: 24/05/16

Postado em: 16/08/19 05:03
O que é uma habilidade desencadeada, uma ativada, e uma de mana ?
A duvida surgiu quando eu tava lendo o texto do Oloro, Ageless Ascetic e me ficou a duvida de que tipo era a habilidade dele ...
Era uma desencadea só que precisa de mana ... Sei lá, eu não entendi direito ... Alguem pode me explicar ?
 
Orlando29

Esquilo
0 Referências
Posts: 11240
Registro: 09/12/16

Postado em: 16/08/19 06:09
As três habilidades de Oloro são todas desencadeadas. Nenhuma delas é habilidade de mana.

---

Uma habilidade ativada vem no formato (custo): (efeito). Ela funciona voluntariamente: quando você decide que quer usar ela (e tem prioridade), você anuncia e paga seu custo. Note que o custo pode ser mana ou outra coisa, ou várias coisas.

Uma habilidade desencadeada geralmente vem no formato (when/whenever/at) (evento), (efeito). Ela funciona de forma involuntária: quando o evento acontece, a habilidade automaticamente desencadeia.
Se o efeito da habilidade desencadeada pedir algum custo, ele só é pago quando a habilidade resolve, não quando ela desencadeia.


Habilidades ativadas e desencadeadas usam a pilha: quando você ativa uma habilidade, e quando uma habilidade desencadeia, ela é colocada na pilha. Os jogadores podem responder à habilidade antes que ela resolva (tenha seu efeito).


Habilidade de mana é um categoria de habilidades ativadas e desencadeadas que não usa a pilha. Elas são habilidades que geram mana, e tem seu efeito imediatamente.
Uma habilidade ativada é de mana se ela gera mana, não pede alvo, e não é habilidade de lealdade (isso é, de planeswalker). Além de não usar a pilha, você pode ativar habilidades de mana em qualquer momento em que precisar pagar mana por qualquer razão, sem precisar de prioridade.
Uma habilidade desencadeada é de mana se ela gera mana, não pede alvo, e o evento que a desencadeia é uma habilidade ativada de mana.

Editada em: 16-08-19 06:27:41 por Orlando29.
 
RenanPenatti

Zumbi
0 Referências
Posts: 1212
Registro: 06/07/17

Postado em: 16/08/19 10:16
só pra acrescentar, uma coisa que muita gente nem se liga sobre habilidade ativada: habilidades que exigem virar a carta do tipo "vira: faz tal coisa" também é habilidade ativada, mesmo que não tenha custo de mana envolvido. coisas que dizem "sacrifique tal coisa: faz tal coisa" também. Enfim, habilidade ativada tem um custo para fazer, que não necessariamente envolve manas.
 
Rexignem123

Esquilo
0 Referências
Posts: 91
Registro: 24/05/16

Postado em: 16/08/19 14:10
Obrigado guys