Perdendo metade da vida
 Perdendo metade da vida
vinihora

Esquilo
0 Referências
Posts: 10
Registro: 08/08/18
São Paulo - SP

Postado em: 21/10/19 11:31
Bom dia!

Tenha duas dúvidas similares, referentes a uma mesma questão:
1 - Se uma criatura, que ativa um efeito ao causar dano de combate, com um equip que ativa habilidade da mesma forma, causa dano, as duas habilidades (criatura+equip) são causadas ao mesmo tempo, ou vão separadas para a pilha?
2 - Se duas criaturas tem a mesma habilidade, também ativada ao causar dano (seja por ela mesma ou por algum equip), devido o fato de causarem o dano juntas, tem as duas habilidades resolvidas ao mesmo tempo?

Exemplo:
1 - Virtus the Veiled Equipado com Espiculo Quietus
2 - Duas criaturas quaisquer, uma equipada com Quietus Spike e outra com Scytheclaw

Deu pra entender minha dúvida? Quero entender se em algum desses casos as habilidades fariam com que o defensor perdesse as duas metades dos pontos de vida ao mesmo tempo.

Obrigado! =)
 
Orlando29

Esquilo
0 Referências
Posts: 7056
Registro: 09/12/16
Recife - PE

Postado em: 21/10/19 11:52
Depende se são habilidades estáticas ou desencadeadas. Não importa se são da mesma criatura ou de criaturas separadas.

Se as duas habilidades são estáticas (ex: Lifelink), acontecem ao mesmo tempo.
Se as habilidades são desencadeadas (e todos os seus exemplos são desencadeadas), elas resolvem separadamente. Você escolhe a ordem em que são colocadas na pilha, já que você controla as duas.

Nos dois casos: o jogador primeiro leva o dano das criaturas, depois perde metade dos pontos de vida que ele ainda tem (já considerando o dano), e depois perde metade dos pontos de vida que lhe sobraram (já considerando a perda anterior).

Digamos que, com o dano de combate, o jogador fique com 15 de vida. Uma habilidade faz ele perder metade de 15 (arredondando pra cima), então ele perde 8 e vai para 7. A outra faz ele perder metade desse 7 (de novo arredondando), então ele perde 4 e fica com 3 de vida no final.
 
vinihora

Esquilo
0 Referências
Posts: 10
Registro: 08/08/18
São Paulo - SP

Postado em: 21/10/19 12:15

Esclarecido, Orlando; Muito obrigado mesmo!!!