Por favor avaliem essa lista
 Por favor avaliem essa lista
PrimeSLX

Esquilo
0 Referências
Posts: 8
Registro: 18/08/19
Cotia - SP

Postado em: 10/01/20 14:35
Estou Criando um deck Grenzo e queria q vc avaliassem a lista

aqui esta a lista
 
Ishik_R

Esquilo
0 Referências
Posts: 18
Registro: 14/11/18
Bauru - SP

Postado em: 03/03/20 01:03
Boa noite,

Eu não sou nenhum especialista em commander, mas fiquei curioso e vou dar meus humildes palpites hahaha

Primeiramente, eu acho que a curva de mana do deck está bem alta para a quantidade de terrenos e artefatos que geram mana. Acredito que pode haver a falta de terrenos para conseguir descer as maiores criaturas caso as coisas fiquem feias pro Grenzo.

Bem, notei que há alguns subtemas dentro do deck, como a reanimação, os demônios e os dragões. Eu gosto desses temas, mas acho que se você começa a diversificar demais as chances de você conseguir o que quer no momento que você precisa diminuem bastante, então, eu recomendaria a você que jogue um pouco com o deck para ver como ele se sai ou reflita mais um pouco no objetivo do deck. Como o deck vai vencer a partida?

Não sei qual o seu orçamento para montar esse deck; notei que grande partes das cartas são bem baratas, mas com um pouco mais de investimento é possível colocar cartas mais eficientes:

-no lugar de Golpe do Esquecimento entra Eat to Extinction (um pouco mais cara do que deveria ser pois está jogando standart no momento)
-no lugar de Morte por Asfixia entra Findar
-no lugar de Hálito de Fogo entra Punhos do Semideus

Eu retiraria as seguintes cartas do deck:

-Carniçal Fidalgo, Discípulo de Fenax, Sombra de Zof, Fome Indomada, Enfurecer. Todas cartas que eu acho que são muito pequenas e ineficientes pelo custo
-Lich do Talismã, já que seu deck não conta com um grande suporte para artefatos da maneira que está, e ele só consegue ficar em campo com artefatos
-Espreitador do Manto do Crepúsculo é bacana por causa do exaltado, mas nada além disso. Acredito que se você tiver sorte de puxar duas ou mais criaturas grandes você vai preferir bater com as duas, o que torna essa carta meio irrelevante.
-Perseguidor Abissal pode até ficar no deck por ser um demônio grande e você ter mecanismos de sacrificá-lo, mas ele não me agrada muito não
-Vampiro de Sengir é uma excelente criatura mas precisa de certo apoio para ser eficiente
-Dragão Vulcânico, Dragão de Shiva, Flagelo de Valkas e principalmente Dragão Avérneo de Utvara (pelo preço); acredito que o deck tem pouco apoio para seu conjunto de dragões. Estes quatro são tudo que o deck tem, e eles funcionam melhor com o apoio de mais amigos escamados. Acredito que eles podem ser substituídos por outras cartas.
-Contenda entre Guildas. Isso aqui pode dar um baita de um problema para você se o oponente tiver sorte.
-Jato Infernal e Sumidouro Consumidor são cartas que causam dano ao oponente. E só. Eu colocaria uns demônios no lugar pra bater mesmo.

A minha recomendação é colocar pelo menos uma carta de destruição de artefatos, uma carta de destruição global de criaturas, como Terremoto, que por sinal é excelente com tantas criaturas voadoras no deck, e fontes de ímpeto para todas as suas criaturas (no momento eu só vi o Ciclope da Fúria Eterna cumprindo essa função; eu ficaria seguro com umas 3 fontes que fizessem isso. E também tenho algumas sugestões pontuais que podem ser úteis ou não:

-Lanterna do Vidente além de ajudar com a mana, pode servir para colocar criaturas do topo no fundo do deck. O Grenzo agradece.
-Azra Oddsmaker. Essa carta é incrível; você ainda pode escolher qual criatura vai causar dano.
-Invasão da Horda Medonha, Iniciado Sinistro, Vizir do Escorpião e Despojador de Lazotep. Já que já havia algumas cartas com arregimentar no deck acho que vale explorar outras cartas que também possuem essa mecânica; talvez explorar um Grenzo só com criaturas que dão apoio para fichas de zumbi pode ser uma ideia criativa.
-Mentor Corrosivo. Seu baixo poder garante que você sempre irá resgatá-lo com o Grenzo, e sua capacidade de dar murchar para todas as suas criaturas pretas pode tornar suas criaturas ainda mais difíceis de serem bloqueadas.
-Martelo de Batalha dos Loxodontes, Lâmina dos Antepassados. Mais poder e habilidades úteis para suas criaturas.

E também algumas sugestões um pouco mais caras, mas que podem dar um bom upgrade no deck:

-Urabrask, o Oculto. Uma criatura que dá ímpeto para as suas e ainda atrapalha as dos oponentes; pontos bônus de estilo se você tiver também no deck o Sacerdote de Urabrask.
-Simulacro Solene. Um clássico no commander para praticamente todo deck.
-Ira. Funciona perfeitamente no seu cemitério.
-Chainer, Adepto de Pesadelos, Greven, Capitão Predador. Uma dupla que merece seus próprios decks, mas que pode vir a ser efetivo no seu. Eu recomendaria não colocá-los logo de cara no deck, apenas se ele favorecer isso kk.
-Rakdos, Senhor dos Tumultos, Prole do Pandemônio, Arquidemônio do Rancor. Demônios assustadores.

No geral, fazendo o mínimo de mudanças malucas no deck, acho que são essas as dicas. Ah, caso você queira ver outras cartas e modelos há o "edhrec", um site que mostra as principais sugestões de cartas para commander. Caso você procure pelo Grenzo lá você vai notar que boa parte das cartas sugeridas são de goblins, eu só não coloquei elas por aqui pq a ideia do seu deck iria ser totalmente remodelada. Enfim, espero ter ajudado!