Faraway - Jogos e Desafios
Faraway - Jogos e Desafios
Dúvidas Gyruda, Ruína das Profundezas + Clones
 Dúvidas Gyruda, Ruína das Profundezas + Clones
Tyska

Esquilo
0 Referências
Posts: 4
Registro: 19/07/15

Postado em: 24/10/22 15:59
Boa tarde! Pessoal, montei um deck pois achei a ideia bacana, porem surgiram muitas duvidas durante a gameplay. É Deck commander, comandante Gyruda, Ruína das Profundezas e diversas cartas que clonam criaturas da mesa como CLONE, Stunt Double, Imagem Fantasmal, etc...

Dúvida 1: na mesa contra outros 3 oponentes, cada um possui uma criatura em campo, ao jogar o CLONE (por exemplo) eu ja preciso decidir quem vou clonar ou eu aguardo a resposta dos oponentes (caso tenham anulação)? Após entrar decido escolher a criatura "X", meu oponente pode responder a isso destruindo aquela criatura? Se destruir preciso escolher uma outra criatura ou meu Clone vai entrar 0/0?

Dúvida 2:Baixo o Gyruda, todos tombam 4 e eu escolho um para colocar na mesa, eu escolho um clone meu (se ele milar é claro) para entrar como copia do próprio Gyruda, afim de executar a ação novamente e escolher novos 4 criaturas, meu oponente pode destruir o Gyruda em resposta no momento que escolhi meu clone para entrar? e o Clone não poderá copiar o Gyruda? Meu oponente pode anular o Clone mesmo sem eu ter jogado da mão?
 
Orlando29

Esquilo
0 Referências
Posts: 10324
Registro: 09/12/16

Postado em: 24/10/22 16:22
1) Você só escolhe o que vai copiar quando o Clone efetivamente entra em campo. Se algum oponente quiser responder, vai ser antes de saber o que vai ser copiado (e se eles removerem o que você pretendia copiar, você pode simplesmente escolher outra criatura).

2) O clone é colocado diretamente em campo pela habilidade da Gyruda, sem ser conjurado, então não pode ser anulado.

Os oponentes podem responder à habilidade da Gyruda, mas essa resposta teria que ser antes dela começar a resolver - ou seja, antes de qualquer jogador millar cards, então não tem muito o que se possa fazer. Não há chance de resposta durante toda a resolução (jogadores millam, e então você escolhe uma criatura e coloca em campo, não se pode fazer nada entre uma ação e outra).
 
Theros

Pesadelo
20 Referências (100.00% positivas)
Posts: 486
Registro: 22/09/13

Postado em: 24/10/22 16:36
1) a habilidade do clone é uma ETB, só triga quando ele entra no campo de batalha, você só vai decidir a cópia quando ele entrar no batlefield. Quando tu escolher a criatura que for clonar, a habilidade vai para a pilha já com a informação, mesmo que teu oponente responda sacrificando a criatura que será clonada, o clone ainda vai resolver e ser aquela criatura.

2) Se teu clone entrar e tu escolher copiar o Gyruda, não adianta teu oponente destruir o original, pq a habilidade já vai estar na pilha. Além disso, ele vai tá te poupando trabalho se fizer isso, pq quando o clone entrar e copiar o Gyruda tu vai ter que escolher um deles e sacrificar, por conta da regra das lendárias. teu oponente não pode counterar as criaturas que entram pela habilidade do Gyruda, as criaturas são colocadas (you may PUT) elas não vão para a pilha. Se o texto da habilidade do Gyruda fosse you may play/cast aí sim, mesmo que o card não vinhesse da sua mão ele entraria na pilha e teus oponentes iriam poder anular.
 
Tyska

Esquilo
0 Referências
Posts: 4
Registro: 19/07/15

Postado em: 31/10/22 10:01
Bom dia! Nova jogatina novas duvidas, tinha na mesa um Panarmônico e Dreadhound, joguei Gyruda, ninguém respondeu, ao milar as 4 do topo, veio um clone, clonei o Gyruda e o processo se repetiu.

1) Milei 4 criaturas com o Gyruda como selecionei o clone para entrar, Dreadhound causara somente 3 em cada oponente?
2) O que ativa primeiro o efeito do Panarmônico ou o efeito do Clone que entrou como um Gyruda?
3) Nesse meio tempo essa sequencia de efeitos desencadeados (Gyruda + Panarmônico + Dreadhound)os oponentes podem responder com magicas com fração de segundo como Estrago Repentino, ou habilidades ativadas ou metamorfose?
 
MandarK

Fractius
3 Referências (100.00% positivas)
Posts: 5312
Registro: 12/06/08

Postado em: 31/10/22 10:18

Erro na resposta 1, a habilidade do Clone não é triggered, senão enquanto ela trigga haveria checagem de Ações baseadas em estado e ele morreria por ainda ser 0/0, a habilidade dele é estática e ocorre no momento que ele entra em campo, mas sem chance de resposta, por isso começa em Conforme (As) ao invés de Quando (When)

 
Tyska

Esquilo
0 Referências
Posts: 4
Registro: 19/07/15

Postado em: 31/10/22 10:46
Oi Mandark e sobre as duvidas que postei hoje saberia o correto sobre elas?

 
Orlando29

Esquilo
0 Referências
Posts: 10324
Registro: 09/12/16

Postado em: 31/10/22 12:38
@Tyska:

1) Todas os 4 cards de criatura entraram no cemitério vindo do grimório, então o Dreadhound desencadeia 4 vezes. O Clone vai do grimório para o cemitério, e então do cemitério para a o campo, ainda conta para a habilidade do Dreadhound.

2) Panarmonico não tem habilidade ativada nenhuma, ela é uma habilidade estática. E a habilidade da Gyruda é desencadeada, não ativada.

Quando a Gyruda original entra, devido ao Panarmonico, a habilidade da Gyruda desencadeia duas vezes. São duas instâncias separadas, mas iguais, da habilidade na pilha; o jogo não diferencia entre a que foi causada pelo Panarmonico e a "normal", a fonte de ambas é a Gyruda original. Você escolhe a ordem em que elas vão para a pilha, não que haja diferença entre elas. Elas resolvem separadamente.

Quando a primeira resolver, qualquer habilidade desencadeada que desencadear devido a esse efeito (como a do Dreadhound) vai para a pilha acima da segunda, portanto essas habilidades vão resolver primeiro.

Então, quando a primeira instância da habilidade da Gyruda original causa 4 cards de criatura serem colocados no cemitério, e você escolhe entre eles o Clone para entrar em campo como cópia da Gyruda, você tem seis habilidades indo para a pilha: 4 instâncias da habilidade do Dreadhound, e 2 instâncias da habilidade da Gyruda clone (devido ao Panarmonico). Você decide em que ordem essas seis vão para a pilha, então fica a seu critério se o dano do Dreadhound vai ser antes ou depois de mais cards serem milados, ou algo mais misturado entre os dois efeitos.

A segunda instância da habilidade da Gyruda original só irá resolver depois que tudo o que foi desencadeado pela primeira instância tiver sido resolvido (assim como o que esses efeitos tiverem desencadeado, e assim vai).


3) De novo, a habilidade do Panarmonico não é desencadeada. A da Gyruda e do Dreadhound são.

Mas sim, todos os jogadores podem agir em resposta a cada habilidade desencadeada que for colocada na pilha, e também depois que cada uma individualmente resolver.

A resposta não precisa ter Fração de Segundo. Qualquer mágica instantânea, ou que tenha Lampejo, pode ser usada em resposta, assim como mágicas instantâneas e efeitos especiais que não usem a pilha (como metamorfose).
 
Tyska

Esquilo
0 Referências
Posts: 4
Registro: 19/07/15

Postado em: 31/10/22 14:16
Somente não intendi a parte em que os oponentes podem efetivamente responder a pilha do que foi desencadeado, na citação anterior você disse que no primeiro cast do Gyruda não tem nada em repostas após ele entrar.

"Os oponentes podem responder à habilidade da Gyruda, mas essa resposta teria que ser antes dela começar a resolver - ou seja, antes de qualquer jogador millar cards, então não tem muito o que se possa fazer. Não há chance de resposta durante toda a resolução (jogadores millam, e então você escolhe uma criatura e coloca em campo, não se pode fazer nada entre uma ação e outra)."

Já na minha outra situação contendo Panarmonico e Dreadhound o oponente pode responder em qual momento então? no caso a magica Estrago Repentino para parar meus efeitos deveria ser lançada em resposta a qual desencadeamento? E caso ele queira matar o Dreadhound com uma destruição instantânea ele conseguiria parar a sequência?

1-Cast Gyruda
2-Clone
3-Dreadhound
4-Panarmonico
5-Clone
6-Dreadhound



 
Orlando29

Esquilo
0 Referências
Posts: 10324
Registro: 09/12/16

Postado em: 31/10/22 15:37
{When Gyruda enters the battlefield, each player mills four cards. Put a creature card with an even mana value from among the milled cards onto the battlefield under your control.} é uma só habilidade desencadeada.

Quando Gyruda entra em campo, sua habilidade vai para a pilha. Oponentes podem responder elas que ela resolva, digamos removendo a Gyruda (não vai impedir que a habilidade resolva, e eles não sabem se vai ter ou não um clone entre os cards milados, mas se eles conhecem o deck já sabem que clonar a Gyruda é uma jogada comum e esse é o melhor momento de remover ela), ou anulando a habilidade diretamente com um Stifle. Repetindo, isso é feito antes que a habilidade comece a resolver (ou seja, antes que se mile qualquer card).

Se não houver resposta, ou a resposta não anular a habilidade, ela vai eventualmente resolver. Quando ela começar a resolver, vai resolver por completo sem interrupção: cada jogador vai milar 4 cards, e então você vai escolher uma criatura de custo par entre as miladas, e então você colocar esta criatura em campo. Se a criatura for um Clone, você escolhe o que ela copia no momento em que ela entra, pois isso é uma habilidade estática que não usa a pilha.

Quaisquer habilidades que desencadearem por causa desses efeitos (como a do Dreadhound, ou a habilidade da Gyruda-clone de entrar em campo), essas habilidades são colocadas na pilha depois da habilidade da Gyruda terminar de resolver por completo. E então, os jogadores podem agir em resposta.

De novo: as opções são responder antes que a habilidade comece a resolver, ou depois dela resolver por completo. O que não pode é agir entre os efeitos da habilidade enquanto ela ainda está resolvendo. Uma vez que os jogadores começaram a milar, não tem como remover a Gyruda antes do Clone entrar copiando ela.

Editada em: 31-10-22 15:38:45 por Orlando29.
 
Orlando29

Esquilo
0 Referências
Posts: 10324
Registro: 09/12/16

Postado em: 31/10/22 15:53
Já na minha outra situação contendo Panarmonico e Dreadhound o oponente pode responder em qual momento então?

Em vários momentos.

Cada vez que uma ou mais habilidades são colocadas na pilha, existe uma passada de prioridade entre todos os jogadores.

E cada vez que uma habilidade individual resolve, existe outra passada.

Qual o melhor momento depende do tipo que resposta o oponente tem, e o que ele espera que vá acontecer em seguida.

no caso a magica Estrago Repentino para parar meus efeitos deveria ser lançada em resposta a qual desencadeamento?

Não tem como impedir todos os desencadeamentos possíveis com um só Estrago Repentino. Ele só remove as habilidades das criaturas que estiverem em campo no momento em que ele resolve.

Ele pode jogar o Estrago em resposta a você conjurar a Gyruda, ou em resposta à primeira habilidade desencadeada dela. Esse é o melhor momento, se o objetivo dele for impedir todas as instâncias de dano do Dreadhound. Mas fazendo nisso nesse momento, não irá remover habilidades das criaturas que você venha a trazer do cemitério com a habilidade da Gyruda.

Mas se a preocupação maior dele for você encontrar alguma criatura com uma habilidade ainda mais forte, ele teria que esperar que essa criatura entre em campo. Aí é contar com a sorte.

E caso ele queira matar o Dreadhound com uma destruição instantânea ele conseguiria parar a sequência?

Sim. Como no primeiro caso do Estrago Repentino, o melhor momento é em resposta a você conjurar a Gyruda.