Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
Duvidas de mesão commander:
 Duvidas de mesão commander:
dzeneratto

Esquilo
0 Referências
Posts: 7
Registro: 08/05/18

Postado em: 20/01/23 16:52
Olá, estamos começando a jogar commander e surgir algumas duvidas sobre o funcionamento de algumas regras e cartas em um mesão com 6 pessoas. Se puderem esclarescer ficarei muito grato!

1° - Um oponente desceu o @Morbid Opportunist na mesa e ai e ficamos em duvida se ele poderia fazer apenas um Draw uma vez ou um em cada turno inclunido o dos oponentes?
2° - Se eu utilizo uma mágica instantânea como @Titanic Growth no turno do oponene ela dura até o fim do turno do oponente correto?
3° - Tem alguma regra para ser jogar commander 2x2?

valeu pessoal, obrigado!
 
Blitkun

Urso
0 Referências
Posts: 7156
Registro: 30/10/12

Postado em: 20/01/23 17:11

1- A habilidade pode desencadear uma vez a cada turno. Ou seja, uma vez no turno dele, uma vez no turno do Jogador 2, uma vez no turno do Jogador 3, etc.
2- Sim, a instrução de "até o fim do turno" significa que ela vai durar até o final do turno em que ela foi conjurada, independente de quem seja o turno.
3- Existem regras que contemplam todas os modos de jogo multijogador, com numerosas opções. Opções específicas para 2x2 (ou Two-Headed Giant, Gigante de Duas Cabeças), que podem ser utilizadas junto de commander inclusive. Segue link para regras abrangentes multiplayer e mais um link para regras da variante Two-Headed Giant (2x2), mas em resumo:

- Cada dupla compartilha pontos de vida
- Cada dupla joga o turno junto (manutenção em conjunto, compram a carta do turno juntos, fase principal juntos, atacam juntos, bloqueiam juntos, etc)
- Ataques e bloqueios são feitos em conjunto (ou seja, se a dupla A+B joga contra C+D, tanto o jogador A quando B podem declarar um atacante contra a dupla C+D como um tudo, e tanto C quanto D podem designar bloqueadores)
- Efeitos que afetam "cada jogador" ou "cada oponente" afetam cada cabeça separadamente (por exemplo, "cada oponente perde 2 pontos de vida" significa que a dupla perde 4)
- Se algum efeito faz um dos jogadores perder/ganhar, aquela dupla perde/ganha
- Para efeitos de mágicas e habilidades, cada jogador é dono e controlador apenas do "lado dele" - você não pode, por exemplo, equipar uma Cimitarra dos Leoninos na criatura da sua dupla

«Moderador da Seção Casual»

 
dzeneratto

Esquilo
0 Referências
Posts: 7
Registro: 08/05/18

Postado em: 21/01/23 23:04
Opa, valeu. Surtou outra dúvida:
O comandantes pode ir para mão? Ou topo do grimório? Se eu utilize uma carta que faz o comandante ir para mão. Ele volta pra mão? Ou vai para zona de exílio?
 
NOVAES

Esquilo
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 1
Registro: 24/01/18

Postado em: 21/01/23 23:59

Sim, pode ir para a mão ou para o grimorio. Existem duas regras que lidam com essas mudanças de zonas:

903.9a: Se um comandante for para o grave ou para o exilio, o dono do comandante pode mandar ele pra zona de comando como um SBA (o comandante bate no grave/exilio e depois vai pra zona de comando sem gerar janela de resposta)

903.9b: Se um comandante estiver indo para a mão ou para o grimorio, o dono do comandante pode mandar ele pra zona de comando como uma substituição (o efeito ocorre normalmente, mas muda o destino do comandante)

Você sempre vai ter uma chande de mandar o comandante para a zona de comando, não tem como um oponente te forçar a embaralhar/voltar o comandante pra mão/deixar no exilio pra sempre.

 
dzeneratto

Esquilo
0 Referências
Posts: 7
Registro: 08/05/18

Postado em: 22/01/23 00:16
Ahhhh legal, mas aí o custo de casar novamente o comandante que voltou para a mão aumenta em 2 também!?
 
Blitkun

Urso
0 Referências
Posts: 7156
Registro: 30/10/12

Postado em: 22/01/23 00:29

Não, pois o aumento de custo se aplica apenas quando se conjura o comandante a partir da zona de comando. Se voltou pra mão ele não conta para futuras conjurações (não sobe o custo).

«Moderador da Seção Casual»