Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
[Primer] [Competitivo] - Burn [Legacy/Modern/Pauper] - Em atualização
 [Primer] [Competitivo] - Burn [Legacy/Modern/Pauper] - Em atualização
Felipe-Alheiro

Esquilo
0 Referências
Posts: 559
Registro: 05/10/09

Postado em: 05/09/10 12:19
Primer Burn

=============================================================
Cabeçalho


+Autor - Felipe Alheiro
+Deck - Burn; a.k.a. (Mono Red Burn); Boros Burn (RW Burn); (RU Burn); RedDeckWins (RDW); Naya Burn (RGW Burn) ; Mardu Burn (RBW Burn);

+Formatos - Legacy ; - Avaliação sobre o deck Burn com foco no Legacy -
- Modern;
- Pauper;

+Atualização - 29/05/2018
+Versão - 9.0
+Última Edição - Dominaria
==============================================================
Legenda

SB - Sideboard
MD - Main Deck
deck - baralho
beater - Criatura com presença de campo suficiente para ganhar o jogo sozinha de 1 a 2 turnos.
U- azul; R - vermelho; B - preto; W - branco; G - verde;

tier - Classificação do deck no formato. Você pode ter um deck que se enquadre no formato mas os tier decks são aqueles com estratégias estabelecidas, funcionais e que estão preparados para jogar um torneio. Um deck tier dificilmente perderá para um deck que não seja de torneio, salvos casos onde o oponente tenha uma mecânica completamente contrária a sua estratégia de vitória ou se o azar estiver a seu lado.
==============================================================
Classificações dos DECKS de torneio utilizada

[Legenda]

to beat - Decks vencedores de torneios que estão constantemente nas 4 primeiras posições e começam a deformar o formato por conta de sua eficiência comprovada e taxas de vitória elevadas contra a maioria senão todos os baralhos do ambiente. Alguma estratégia altamente eficiente ou combo degenerado garante vitórias constantes e resultados para os jogadores destes decks que estão posicionados no topo da cadeia de decks do formato

tier 1 - Decks competitivos no ambiente de torneio e vencedores de torneios dos últimos 3 meses com constância nos top2 e top4 dos diversos eventos. São os baralhos de eficiência comprovada que estão em alta no ambiente, fazendo resultados, com margens de vitórias boas contra a maioria dos decks do ambiente.

tier 1.5 - Decks competitivos no ambiente de torneio que ocasionalmente fazem top2 ou top 4 dos eventos mas aparecem com alguma frequencia nos top8 e top16. Estão atualizados e disputando espaço no ambiente para se tornar tier1 ou são algum tier 1 que começou a perder popularidade devido a entrada de alguma carta no formato, banimento, ou pela própria mudança dos arquétipos do ambiente. Possuem eficiência comprovada já tendo ganho algum torneio expressivo.

tier 2 - Decks competitivos no ambiente de torneio mas não aparecem regularmente nos top2 ou top4 mas ocasionalmente fazem top8 e top16. Possuem eficiência comprovada já tendo ganho vários torneios de médio e pequeno porte. Podem ter perdido popularidade e caído fora do tier1, podem ser decks de nicho bem difundidos, decks rogues com crescente sucesso devido a uma mudança do cenário, ou decks que ficaram piores por conta de algum lançamento que atrapalha suas estratégias.

rogue- Deck novo que faz um resultado, deck desconhecido ou que joga somente num cenário específico e suas aparições são raras.

tier 3 - Decks não competitivos em desenvolvimento, decks outrora competitivos cuja estratégia caducou ou se tornou obsoleta devido a um banimento ou lançamento que ataca diretamente a estratégia principal. São decks que não estão mais sendo usados no ambiente, ou decks rogues que criaram algum nicho porém não conseguem se adaptar ao ambiente atual do formato, decks experimentais. Provavelmente suas estratégias estão desatualizadas, ou possuem opções melhores que fazem sua estratégia ou plano de jogo de forma mais consistente.

tier 0 - deck que não se mostrou eficiente o bastante para ser considerado competitivo ou um deck com cartas banidas que não pode ser utilizado no formato.

Rogue - Um baralho que está fora do ambiente e faz um resultado expressivo como um top8, top4 ou top2.

Meta - Um baralho que é construído visando explorar as fraquezas dos decks do cenário atual e joga usando essas fraquezas ou contornando alguma estratégias destes baralhos.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2018 - Status
to beat: Grixis Delver, Lands, BG Depths
tier1: Mono Red Prision(Dragon Stompy), Death and Taxes, Elves, Grixis Control, BUG delver, 4C delver,
tier1.5: Eldrazi, Storm, Show and Tell, UW control (Miracles), UR delver,
tier2: Goblins, Merfolks, UB Reanimator, UR Reanimator, Mono Red Sneak Attack, Merfolks, Belcher, Aggro Loam, Burn, Bomberman, Aluren, Steel Stompy, RUG delver (Canadian Threshold), Dredge, Manaless Dredge, OmniTell, Pox, Slivers, Esper StoneBlade, Jund, Abzam (JUNK).
tier 3: High Tide, Enchantress, Stasis, Spanish Inquisition, MUD, Naya Zoo, Fish, Painter, UB mill,


==============================================================
Introdução


O Magic e um jogo com uma ampla variedade de opções e muitos jogadores casuais de Magic gostam de um estilo específico de jogo. Entre esses estilos encontra-se o dos decks de Burn (dano direto) que possuem alta velocidade e tem como objetivo , de forma resumida e esdrúxula, "jogar raios na cabeça do oponente!"

Em geral, a maioria dos decks Burn são decks de combo que se assemelha muito a um deck aggro, eu até diria Aggro-Combo. Ele parte do princípio que 6 a 7 mágicas bem sucedidas acabaram com os pontos de vida do seu oponente antes que ele tenha tempo de finalizar o seus, ou se preferir "jogue dano na cabeça do oponente até ele morrer".

O deck é composto quase que totalmente por mágicas de custo baixo que causam grandes quantidades de dano e por criaturas que devem ou possuir ímpeto ou causar grandes quantidades de dano em pouco tempo, de preferência quando entram em jogo, além de possuir custos de execução muito baixos (entre 1 e 2 normalmente) como os outros cards do deck. Adicionalmente magicas de suporte ou com efeitos condicionais que resultem em grandes quantidades de dano também são bem aceitas assim como cards que ofereçam efeitos de manipulação de deck ou de compra de cartas.

Adicionar novas cores (Splash) como azul e branco permitiram a criação de novas listas como o UR delver e o Boros Burn que são extremamente eficientes. Temos o RG,RW e RGW burn no modern com uso de hélice de raios, comando de atarka e boros charm entre outros.

=============================================================

++ Burns no cenário competitivo atual:


Burn no Legacy

Nos cenário competitivos atuais (2016), os decks de BURN possuem velocidade similar ou maior do que os decks aggro mais rápidos do formato Legacy e graças ao advento do eidolon da grande festaça (Eidolon of the great Reveal) está conseguindo fazer frente a decks de combo de 1º-4º turno o que impedia sua chegada nos decks to beat dos anos anteriores a temporada 2013/14. Hoje o deck está entre o tier 1.5 e o tier 1 no formato LEGACY.
O BURN continua com problemas ao enfrentar os decks de combo mais competitivos do formato mas agora ganhou espaço na corrida do dano. Deathrite Shaman continua incomodando mas adições como searing blood e searing blaze permitem lidar melhor com criaturas e ainda continuar na race (corrida do dano); Exquisite Firecraft veio como uma excelente adição aos sideboards contra decks de controle (entenda por MIRACLES e Counterbalance) e pode até mesmo ver MD em algumas listas; Price of Progress ainda é sua arma mais eficiente contra todos os decks multicoloridos do formato (Mais de 60% dos decks) e desbanca o poderoso Eldrazi sem sombra de chance para os monstrengos.

Os decks do formato raramente exigem que o BURN interaja com eles, salvos quando os oponentes resolvem algum dos cards abaixo: Thalia, Guardian of the Thraben; Deathrite Shaman; Chalice of the void; Trinisphere; Iona, Shield of Emeria Counterbalance; Griselbrand; Platinum Angel; Sanctun Prelate; Thorn of Amethist; Sphere of Resistance; Energy Field; Solitary Confinament; Meddling Mage; Liliana from the Veil; Jace the Mind Sculptor; Solitary Confinament; Lodestone Golem; Kor Firewalker; Energy Field; /leyline of Sanctity.

Deathrite shaman no campo ainda é um problema mas é contornável e as partidas são equilibradas ou ligeiramente vantajosas para o nosso lado contra a maior parte dos aggros e combos da atualidade. Os decks de controle ou de tranca ainda podem travar a mesa rapidamente e podem arruinar a estratégia do deck como um counterbalance ou um energy field mas ainda podemos ganhar com velocidade tais estratégias.

---------------------------
UR Burn no Legacy

O UR Burn lida melhor com os combos devido a quantidade de counters que possui para controlar o tempo do adversário, apesar de que, ele é mais lento que os outros burns e pode ter um problema contra os decks aggro mais rápidos do formato pois sua redução de velocidade o torna mais lento ou na mesma velocidade que eles. Contra os decks de control continua tendo vantagem e contra os combos funciona melhor que qualquer outra versão de Burns graças aos counters.
----------------------------
Splashs e variantes multicoloridas (RW, RB, RG, RBW e RGW Burn) no Legacy

Algumas variantes testaram sem sucesso o verde e o preto no BURN colocando um beater como "Taisigur, the Golden Fang" ou "Gurmag Antler" ou tentando a flexibilidade de kolaghan command que são mais bem sucedidos no Modern. Kolaghan Command, Collectcive Brutalility e Rakdos charm provêem uma opção de main deck ou sideboard eficientes contra diversas situações numa build BGR ou BR .
Na parte verde temos Destructive Revelry que é uma remoção de encantamentos muito eficiente e o comando de atarka, é poderosíssimo e merece ser testado em qualquer versão RGW ou RG do BURN. Os resultados obtidos no modern por está carta são impressionantes!
A variante do RW BURN é bastante eficiente, trocando flame rift por boros charm e ganhando lightning helix ,que pode dar uns pontinhos de vida extra que te permitem ganhar a corrida do dano, e também permite fazer bom uso de Wear/Tear e R.I.P. nos SBs que melhoram os jogos significativamente contra alguns de nossos bad matches.
A variante RBW além de poder usar lightning helix e boros charm, pode usar poderosos descartes no SBs e alguns mais ousados tem colocado o dark confidant main deck pra gerar o card advantage. Shadows over Innistrad e Eldritch Moon trazem de volta uma idéia de Madness Burn BR mas precisa ser trabalhada e não levo muita fé apesar de ver listas casuais com esta combinação.

------------------------------------------------------------------------------------
Burn no Modern

O burn no modern é um deck tier 1 to beat. Ele é aquele match que muitos detestam enfrentar por sua velocidade e até "constância" em matar no turno 4-5. Aqui ele brilha mais que em qualquer formato e está sempre presente em top 8 dos mais diversos torneios e muitas vezes no top4 e top2.
No modern o deck dificilmente joga monocolorido e faz uso das variantes RW e o RGW burn, mais comuns no cenário atual apesar de vermos eventualmente Mardu Burns e Jund Burns eventuais assim como o 4-color Burn e o Domain Burn muito raramente.
As listas RG e RGW usam Comando de Atarka no Main Deck e algumas tentam se tornar mais agressivas usando criaturas como wild nacatl para complementar a lista removendo mágicas menos versáteis como lava spike ou mais pesadas (CC2). Nos SBs destructive revelry também é bem utilizado assim como Deflective Palm, Wear/Tear, R.I.P. Não é incomum ver Boros Charm nestas listas.
A inclusão de reckless bushwackler nas listas RG fizeram a variante Gruul crescer em velocidade e aproveitando as criaturas mais eficientes no quesito custo/poder como vexing devil, kird ape, goblin guide, monastery swifspear, criando u
O RW Burn usa lightning Helix, Boros Charm nos MDs e Deflective Palm, Wear/Tear, R.I.P em SBs.
Eu já vi testarem listas Rakdos, Jund e Mardu usando cards como taisigur ou gurmag antler, dark confidant, kolaghan's command, bump in the night sem muito sucesso.
-----------------------------
Burn no Pauper

O burn do pauper é parecido com o burn legacy só que removendo as cartas raras e colocando opções adequadas ao formato. É um deck rápido com velociade similar a do burn modern ou legacy só que com 2 variantes uma mais dependente de criaturas e outra mais dependente de mágicas. Lembrando que ele também é um dos decks tier1 to beat deste formato.


=============================================================

++Vantagens & Desvantagens



+++Vantagens


Burns
1)Mono Red e RedDeckWins
- Sinergia das mágicas com a estratégia. (todas as cartas do deck são um pedaço do combo. Mesmo os terrenos são peça essencial para o fireblast ou shard volley).
- Inutiliza cards dos oponentes: No Legacy, que usa muitas remoções de permantentes, o fato do burn possuir poucas ou nenhuma permanente que não terrenos torna um grande número de mágicas na mão dos oponentes cartas mortas ao longo da partida.
- Não toma Wasteland, Ghost Quarter, Tectonic Edge.
- Não possui problemas com a base de mana pois é monocolorido necessitando de menos terrenos que outros decks.
- Alta Velocidade (Mata entre os turnos 3 e 5).

2)RG,RW,RB,RGW,RBW,RBG
- Sinergia das mágicas com a estratégia.
- Alta Velocidade.
- Melhores opções de Sideboard.
- Alta Velocidade (Mata entre os turnos 3 e 5).

3)UR Burn
- Sinergia das mágicas com a estratégia.
- Counters para controlar o tempo do adversário.
- Estratégia de TEMPO.

+++Desvantagens


Burn (MonoR,Red Deck Wins, RB)
- Falta de efeitos de Compra.
- Falta de manipulação.
- Efeitos de prevenção de dano e/ou ganho de vida atrasam ou inviabilizam o jogo/combo.
- Não remove encantamentos!!
- Efeitos de restrição de mágica (counterbalance, chalice of the void, trinisphere)

RG,RW,RB,RGW,RBW,RBG
- Falta de efeitos de Compra ou reposição da mão.
- Falta de manipulação.
- Efeitos de prevenção de dano e/ou ganho de vida atrasam ou inviabilizam o jogo/combo.
- Efeitos de restrição de mágica (counterbalance, chalice of the void, trinisphere)
- Preço mais alto por causa das fetchlands e duais envolvidas.
- Vulnerabilidade a wasteland e efeitos similares.

UR
- Efeitos de prevenção de dano e/ou ganho de vida atrasam ou inviabilizam o combo.
- Encantamento (vermelho não destrói encantamentos e encantamentos anti-dano são quase derrota).
- Efeitos de restrição de mágica (counterbalance, chalice of the void, trinisphere)
- Preço mais alto por causa das fetchlands e duais envolvidas.
- Vulnerabilidade a wasteland e efeitos similares.
-----------------------------------

+++Observação:

Cards dos oponentes que oferecem vantagem para os Burn.


- Criaturas dos oponentes em geral, aquelas que não forcem você(jogador de Burn) a
interagir com o deck dos oponentes.
- Mágicas que não deem vantagens de pontos de vida tampouco protejam o jogador de ser
alvo de mágicas.
- Mágicas que não definam o jogo para seu oponente ou que façam ele perder tempo
(manipulações de deck, busca por cartas no deck)
- Mágicas ou efeitos de seus oponentes que os prejudiquem nos pontos de vida.


Cards dos oponentes que oferecem desvantagem para os Burn:
- Cards que ganham vida
- Cards que impedem ou proibem o uso de suas mágicas deixando o oponente ganhar a corrida do dano antes de vocÊ.

Dando nome aos bois:
- Círculo de Proteções contra Vermelho e similares.
- Counterbalance + Sensei Divining top, Chalice of the Void e combos de counters
recorrentes.
- Calafrio / Chill, Thalia, Trinesfera e cards que aumentem o custo de suas mágicas
- Efeitos contínuos de prevenção de dano ou qualquer card com Lifelink ou que garanta pontos de vida
Ex.: (kor firewalker; Rhox War Monk; Platinum Emperion; Iona,shield of Emeria; Sphinx of the Steel Wind; etc...)
- Leyline of Sanctity e mágicas que fornecem shroud ou hexproof para o oponente.

=================================================================

+O Deck


Nesta seção os cards serão avaliados por nível como abaixo:
--------
+Nível
(1)Regular;
(2)Bom;
(3)Excelente;
---------
Os cards de uso recomendado para Sideboard terão um (S)sideboard, ao lado do card;
---------

++Decks

+++Burn & RDW
As diferenças do Burn pro RDW são muito pequenas. O RDW utiliza mais criaturas que o Burn. O Burn faz uso de no máximo 12-14 criaturas enquanto o RDW faz uso de 16-24 criaturas.
É quase um consenso que os decks de BURN e RDW no legacy utilizam como esqueleto os seguintes cards:

--Esqueleto
---CARDS---
+Instantanea:
Raio x4
Explosão de Fogo x4
Preço do Progresso x4

+Feitiço:
Chain Lightning x4

+Criatura:
Guia Goblin x4
Lança Veloz do Monastério x4
Eidolon da Grande Festança x4

+Terreno:
Montanha x12
----------
Abaixo as cartas avaliadas por nível (minha Classificação). As que não estão listadas eu não as considerei necessárias no deck logo devem ser evitadas.
===
Níveis (3) Excelente
(2) Bom
(1) Ruim
(S) Sideboard
* Se não estiver abaixo é porque sequer vale a pena o teste.
-----------
+Instantâneas:

======
Nível (3)
======

-Explosão de Fogo = Finalizador de jogos. 4 de dano por custo 0. Obrigatório.

-Raio = Todas as cartas do deck deveriam ser raios. Obrigatório.

-Preço do Progresso = No Legacy cheio de terreno não básico...Finalizador. Obrigatório em torneios!!

-Searing Blaze(S) = Mata quase todos os bichos do Legacy exceto os finishers. Dá dano no oponente mas tem a desvantagem de ter que descer um land e ter um bicho pra alvo.

-Searing Blood(S) = Mata quase todos os bichos do Legacy exceto os finishers. Dá dano no oponente quando o bicho morre mas tem a desvantagem de ter um bicho pra alvo.

-Destructive Revelry(S) = Destroi artefato e encantamento e dá 2 de dano! Dá dano!

-Atarka's Command = Os oponentes tomam 3 de dano e dá +1+1 pros bichos ou impede de previnir dano e dá 3 de dano. Sucesso! É muito boa essa Carta!!!

-Boros Charm = 3 modos pra dizer toma 4. As vezes pode salvar suas permanentes se vc optar por dar indestrutível e acho que nunca vai usar o golpe duplo dele. Sensacional!

-Skullcrack = Igual a Chamas porém é custo 2 e dá 3 de dano ao invés do 4 das chamas. É muito necessário contra os ganhos de vida do modern. Aff kitchen finks, scavenging ooze e batterskull. Malditos.

-Exquisite Firecraft (S)= 4 de dano, não pode ser ANULADO. Isso aqui tem que estar contra decks azuis!
======
Nível (2)
======

-Explosão elemental do vermelho (S) = Destrua as counterbalances, merfolks ou qualquer coisa azul que esteja atrapalhando.

-Farra Devastadora (S) = Sideboard contra affinity, STAX. Depende do field mas vc pode optqar por ela ou por reduzir aos cacos.

-Fork = Dano coringa que serve tanto para copiar o fireblast como um raio. As vezes pode copiar um counter também.

-Labareda Cauterizante (S) = Só funciona se o field tiver muitos aggros. Deve possuir no deck fetchs pode rodar essa mágica com sucesso.

-Reduzir a Cacos (S) = Side contra affinity e artefatos. Ainda ajuda na hora de dar dano, pois causa os 3.

-Pyroblast (S) = Veja Red Elemental Blast.

-Salva de Cacos = Não combina com Fireblast. Se você usa 4 de um, use 2 do outro no máximo. Do mais é um raio que precisa queimar um land.

-Sirocco (S) = Esse card obscuro se usado contra decks azuis repletos de instants é um ganhe o jogo por custo 2.

-Armadilha Quebra-Mente (S) = Se o field onde vc joga tem rajada em excesso é sideboard obrigatório senão é belo pra enfeitar um fichário.

-Lightning Helix = Raio + Healing Salvo. Útil, te dá tempo e queima o oponente.

-Kolaghan's Command(S) = Burn + destruição de artefato ou outros modos...Impressionante SB.

-Rakdos Charm(S) = Muito versátil.

-Chamas da Mão Ensanguentada = Um dano confiável para estabilizar o turno 3 ou 4. Controla lifelink ou jitte por um turno.

======
Nível (1):
======

-Incinerar = Um raio custo 2 com efeito associado. Na falta de qualquer carta use esta. Qualquer coisa pior que isto não merece estar nesta lista. (Martelo Vulcânico, Inflamar, Golpe Relampejante, Relâmpago, Choque, ...)

- Fiery Temper - Um raio piorado mas com potêncial graças as cartas de descarte do momento.

- Thunderous Wrath = 5 de dano no milagre por custo R...É certo que tem de vir no meio do jogo. Se ela vier na mão inicial o mulligan é certo. Não use mais de 1 ou 2 se vc se sentir com sorte.

- Chuva Vulcânica (S) = Contra Aggro, goblin, merfolk, zoo entre outros. Já teve seu tempo contra as fadas em 2009/2010.

- Retorno de Kozilek = Incolor, instantâneo, 2 de dano em geral. Não toma Blue elemental Blast. Pode ser algo a se considerar!

- Jato de Magma = Manipulação de deck. Se causasse 3dmg seria melhor que raio mas não causa.

- Combustar (S)= Excelente contra todos os decks de criatura que te ferram. Mata Rhox, merfolks, bichos brancos e azuis chatos.

-Armadilha de Runas Ardentes (S) = Se no field vc sabe que há decks que compram muito, esse card é um SB ideal. Custo R podendo dar de 2 a 9 de dano. No geral é Lixo!

-Azagaia Ardente = É o vacablast com 1 de custo a menos. Opção de Baixa Renda.

-Explodir em Raios = Versão melhorada do choque mas não é raio. Lixo!

-Explosão de metralha =Só funciona com um deck voltado para uso de artefatos. Tente jogar com outro deck.

-Explosão de Relâmpagos = Vacablast. 4 manas por 4 de dano. Lixo!

-Tonto Choque = Vacablast com custo menor e delay ou dois choques com atraso. Lixo!

-Relâmpago = Um incinerar que mata bicho voador. Muito bom nos idos de 1997 hoje é Lixo!

-Reverberar = Como Fork sem transformar a mágica em vermelha.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
+Feitiço:

======
Nível (3)
======

-Espículo de Lava = Só funciona no burn. É um raio com velocidade de feitiço.

-Raio da Fenda = Ajuda contra counterbalance. Um raio com delay.

-Chain Lightning = Isso é um raio so que a velocidade de feitiço.

======
Nível (2)
======
- Collective Brutality - Precisa testar.

- Alms of the Vein - Precisa de testes.

-Erupção de Chamas (S) = Melhor remoção vermelha. Como instant seria MD. Ele carece da surpresa e velocidade mas tem poder bruto de sobra.

-Fenda de Chamas = Esse card seria o melhor burn se fosse instant ou se desse dano na mesa. Se quiser matar rápido num field sem aggros isso é MD.

-Fundir (S) = Side contra artefatos obrigatório no vermelho. Eu gosto bastante dessa carta que acaba com qualquer affinity. Mas com as opções que causam dano ou que ignoram cálice fica uma disputa difícil.

-Anger of the Gods= Boa opção contra os malditos bichos com undying. Quem morrer com os 3 de dano é exilado.

Nível (1)

-Trilha de arco elétrico = Esse Feitiço de (SOM) é um martelo vulcânico BEM melhorado.

-Granada Goblin = Rodar com 10 goblins no deck ...(fanático, guia goblin e prespector) isso pode ser um problema sério pro adversário, já que tanto o prospector quanto o fanático não podem ser alvos.

-Intimidar = Se você conseguir fazer no turno 2 ele se torna um machado de lava de custo 3 e vc perde 2 cards. Na melhor das hipóteses você ganha 2 ou 3 cards e fica um turno sem dar dano pra matar no próximo turno. Mas ele pode ser anulado facilmente. ENGANA mas é RUIM!

-Invocações Devastadoras = Você não precisa de criaturas que não tenham ímpeto no burn. Joga mais no Modern em RG.

-Pilar de Chamas = 1 mana, 2 de dano e exila...melhor que choque normalmente. Lixo!

-Piroclasma (S) = Em outro deck ele vê mais jogo.

-Raio Bifurcado = Choque melhorado.

-Renuncia Imprudente = Rodando com guia goblin, os elementais de centelhas ou os keldonianos isso pode ser um trunfo, mas difícil de utilizar pois não se pode colocar muitas no deck e pode se torar um card morto na mão se o oponente remover as criaturas antes.

-Slagstorm (S) = Tem versatilidade. Um piroclasma de custo 3 que pode virar um raio de custo 3. Mas a competição desqualifica o nível desta carta.

-Benção de Géia (1)(S) = Anti Mill.

----------------------------------------------------------------------------------------

+Encantamento:
======
Nível (3)
======

-Vortice Sulfúrico (S) = Não se pode ganhar life. Acaba com bichos com lifelink e causa dano a cada turno. Excelente carta.

======
Nível (2)
======

-Pilar Pirostático (S) = Seja MD ou SB esse card pode ganhar por fazer todas as mágicas darem um choque nos seus donos. Acelera bem o jogo.

======
Nível (1)
======
- Choque de Mágica (S) = Um pilar pirostático de custo 3 vindo lá de Exodus. Serve para qualquer mágica e não só as de custo 3 ou menos.

-Ascenção do Piromante = So no casual.

-Linha de Força da Punição = So se vier na mão. Senão é um card morto.

-Lua Sangrenta (S) = Side contra tudo no Legacy de hoje. Mas atrasa seu jogo pois no turno que vc abaixa ela deveria estar matando o oponente.

-Storm World = The Rack no pra todos os players.

-------------------------------------------
+Criaturas:

======
Nível (3)
======

-Monastery Swiftspear = É um substituto barato para o goblin guide. Bate muito. Bate MUITO. As vezes é melhor que Goblin guide (Não achava isso possível mas erro corrigido!).

-Guia Goblin = Esse bicho tem de rodar com 4 cópias para vir no turno um. Pense nele como uma mágica que causa entre 2 a 8 pontos de dano. Main Deck certo.

-Eidolon da Grande Festança = Deram pernas ao pilar pirostático. 4 cópias no deck sem pensar. Ganha jogos pra você sozinho. Baixe-o na hora certa ou você vai se matar se não fizer direito.

-Bedlam Revealer = 3/4 Prowess e custo alto..... pera o custo reduz pra cada instant ou sorcery no grave e ele ainda faz draw 3? Isso é sério? Agora temos Late Game.

-Lavamante Implacável = Toma remoção mas é a cara do deck. Desbufa o goyff e mata merfolk. MAS o mago é IMPLACÁVEL!

- Fada Macabra (S) = Remoção de Cemitério instantânea e gratuita.

======
Nível (2)
======

-Saqueadores Keldonianos = Fanático melhorado.

-Young Pyromancer = Ele coloca fichas para servirem de bloqueadores nos dando mais tempo pra finalizar. Pode servir também como um atacante regular e nos dá uma ligeira esperança de interagir no mid game graças a seus tokens.

-Vexing Devil = Custo R 4/3 que se não entrar vale como um raio de 4 de dano....na prática ele pode ser traiçoeiro pra quem usa. Joga muito no RG!

-Mogg Fanático = Outras criaturas estão roubando seu papel no deck.

- Taisigur, a presa de ouro = Taisigoyf. O beater. Muito interessante.

- Pescador Gurmag = Substituto barato do Taysigur. Eficiente.

- Reckless Bushwackler = Que bicho! Que dizer de alguém que conheço a tão pouco tempo e gosto tanto!

- Termoalquimista = Uma possível máquina no pauper! Merece testes!

======
Nível (1)
======

-Ash Zealot = Não tem como RR 2/2 haste first strike ser ruim no vermelho.

-Elemental da Centelha Infernal = Incinerar com recapitular que toma remoção.

-Figura do Destino = Esse bicho tem corpo bom. Poupa os burns pra hora decisiva e dá uma estabilidade ao deck. Se tivesse ímpeto....

-Atirador de Sarjeta = Pode ser a resposta esperada contra leyline branca. Mas não tem proteções se tornando um alvo fácil. Merece teste...

-Elemental de NivMagus = Não é tudo que esperava-se...

-Demônio da Fornalha = só no pauper...Lá ele faz horrores tamanhos que pode ser chamado de RED tarmagoyff. Mas só no pauper...

-Elemental de Centelhas = Raio que toma remoção.

-Goblin atirador de chamas = Brilha com goblin granade. Mas demora 3 turnos pra fazer o efeito de raio.

-Mago da Lua (S) = Mesmo que Lua Sangrenta só que pode tomar remoção.

-Piromâno goblin = Fanático piorado.

-Fenix de Chandra = Pode ser um dano recorrente, mas so entra de turno 3 para frente.

- Soulfire Grand Master = Uma promessa mas nada se provou.
----------------------------------------------------------------
+Terrenos:
Nível (3)
-Dual Lands = Se vai fazer splash tenha as da cor necessária.
- Plateau
- Volcanic Island
- Badlands

-Fetch Lands = Filtra o deck. Vai ajudar a usar landfall, corrigir a curva de mana no splash para outras cores. Use se possível.
- Arid Mesa
- Wooded Foothills
- Scaldind Tarn
- Bloodstained Mire

- Montanha = Util para abastecer os fireblasts e as salvas de cacos. Faz qualquer mágica do burn.

Nível (2)
- Shocklands = Se vai fazer splash e não tem dual lands use-as. Joga Modern! coloque elas como nível (1) e use-as!
- steam maze
- sacred foundry
- blood crypt

-Ringue de Bárbaros (2) = Pinland vermelha que no limiar vira choque no
cara...Tem coisas melhores que choque.

Nível (1)
-Grande Fornalha = Só pra versões com artefatos.

-Shivan Gorge = Só no commander.

-Valakut, the molten pinacle = Isto não é bom no burn.

-Mishra's factory = Não é muito bom mas pode bater 2 ou bloquear....pera isto é burn! há dezenas de opções melhores.

-------------
+Artefatos

======
Nível (2)
======

-Agulha Medular (S) = Sua proteção contra habilidades ativadas. (leia CoP)

- Bomba de Catraca (S) = É a chance de combater CoP, Cálice, counterbalance entre outros.

-Cripta de Tormod (S) = Anto Cemitério.

-Relíquia de Progenitus (S) = Anti Cemitério. Repõe um dano. Show

=====
Nível(1)
=====

-Disco de Nevynyrral (1)(S) = Se não fosse pelo custo era a opção ideal de sideboard. Na falta de bomba de catraca use o disco.

-Magibomba de Pirita(1) = Um choque incolor.

-Orbe Zurana (1)(S) = Salva Vidas Precário.

-Anhk de Mishra = Drop land = shock. Se não tivesse frasco do éter poderia ser MD.

-Barríl de Pólvora (S) = Opção de Sideboard anti criatura e artefatos.

-Orbe Hibernal (S) = Prende controle e decks sem frasco.

------------------------------------------------------------------------------------------
+Planeswalker:

Nível (1)
-Chandra Instigadora - Demora pra funcionar no burn.
-Chandra Naalar - Custo 5...Demora demais, se fosse custo 4...poderia pensar.
-Chandra Incandescente - Demora demais... Se ela tivesse o custo 4 seria Main Deck.
-Koth of the Hammer - Demora demais pra funcionar no BURN. Em outros decks é sensacional.
Obs.:(O burn não combina com planeswalker por eles terem custo elevado, mas no late game o burn n faz nada então talvez...)
------------------------------------------------------------------------------------------
==================
++++Exemplo de lista:
4 raio
4 chain lightning
4 explosão de fogo
4 espículo de lava
4 guia goblin
4 eidolon da grande festança
2 lavamante implacável
4 raio da fenda
4 preço do progreço
2 vortice sulfúrico
3 Searing Blaze
12 montanhas
4 arid mesa
4 scalding tarn

==========================
+++UR Burn

Também chamado de UR delver, ele utiliza manipulações de topo (brainstorm) e o snapcaster mage e faz o ira trovejante brilhar no deck. Também pode usar o poderoso delver of secrets.

A variante azul se beneficia de manipulações de topo baratas e eficientes (ponder, brainstorm e preordain) para sempre manter uma resposta (daze, force, raio, brainstorm) na mão para reagir as ações de seus oponentes. Temos criaturas baratas e poderosas para colocar a pressão no início da partida e finalizamos com burn o oponente, ou controlamos a partida e deixamos as criaturas terminarem partida.

Cards (Nível):

=======
Criaturas
=======

- Investigador de segredos (3)
- Mago Caçador de Tempestades (3)
- Mago da conjuração relâmpago (Snapcaster mage) (3)
- Lança Veloz do Monastério (3)
- Jovem Piromante (3)
- Guia goblin (3)
- Phyrexian Dreadnought (1)
- Vexing Devil (1)

==========
Instantâneas
==========

- Tempestade cerebral (3)
- Raio (3)
- Preço do Progresso (3)
- Fireblast (3)
- Daze (3)
- Force of Will (3)
- Spell Pierce (3)
- Flusterstorm (3) (S)
- Forked Bolt (2)
- Eletrolizar (2)
- Stifle (2)
- Ira trovejante (1)
- Medalhão Izzet (1)


======
Feitiços
======

- Ponderar (3)
- Chain Lightning (3)
- Preordain (2)
- Raio da Fenda(2)
- Espículo de Lava (2)

++++ Exemplo de lista:
3 Young Pyromancer
4 monastery swiftspear
4 stormchaser mage
4 delver of secrets
4 brainstorm
4 ponder
4 raio
4 chain lightning
3 price of progress
2 fireblast
4 daze
4 force of will
2 spell pierce
4 mistyrain forest
4 scalding tarn
4 volcanic island
2 island
1 mountain
============================
RW Burn

Também chamado de Boros Burn, é similar a lista Mono Red com a adição de duas cartas a lista.

- Hélice de Raios (3)o
- Medalhão Boros (3)o

++++ Exemplo de lista de deck:
4 Lightning bolt
4 chain lightning
4 goblin guide
2 grim lavamancer
4 eidolon da grande festança
4 boros charm
4 lightning helix
4 fireblast
3 price of progress
4 lava Spike
2 Sulfuric Vortex
1 Thunderous Wrath
4 arid mesa
2 bloodstained mire
4 plateau
4 sacred foundry
6 montanhas

======================================================

++Splash no Burn

(Preto)
-Splash preto é feito no modern para colocarmos mais um dano de custo 1 e aumentarmos as opções de sideboard.
- Bump in the night(2)
- Kolaghan's Command (2)(S)
- Rakdos Charm (1)(S)
- Tyrant's Choice (1)
- Taisigur, the golden fang (2)
- Gurmag Antler (2)
- Dark Confidant

(Verde)
-Splash para verde é so para acabar com encantamentos e artefatos incomodos.

- Atarka's Command (3)
- Destructive Revelry (3)(S)
- Garra Krosana (2)(S)
- Retorno a Natureza (1)(S)

(Branco)
- Boros Charm
- Lightning Helix
- Deflective Palm
- Wear/Tear
- Soulfire Grand Master

(Verde e Branco)
- Boros Charm
- Lightning Helix
- Atarka's Command (3)
- Destructive Revelry (3)(S)

(Verde e Preto)
- Atarka's Command (3)
- Destructive Revelry (3)(S)
- Kolaghan's Command (2)(S)
- Taisigur, the golden fang (2)

(Preto e Branco)
- Boros Charm
- Lightning Helix
- Wear/Tear
- Taisigur, the golden fang (2)
- Kolaghan's Command (2)(S)


======================================================

+Observações

O BURN sempre é candidato forte a vencer a primeira partida. Mas o SB que define os jogos remanescentes.
O SB do burn é uma peça fundamental, já que um side bem preparado é o que ganha o match.
Branco e Verde são as cores que complementam as fraquezas do deck. Ambas ajudam contra encantamentos e outras permanentes que vão atrapalhar o deck.
Branco melhorou os burns do deck com lightning helis e boros charm.
Azul obteve excelentes resultados graças a entrada de thunderous wrath e snapcaster mage no cenário.
Verde trouxe a maravilhosa comando de atarka que é mortal e a orgia destruidora (destructive revelry) que é o super desencantar.
Preto pouco adicionam ao BURN. No moderno ele complementa o deck com bump in the night, um lava spike adicional e o rakdos charm extremamente versátil.

1º) O burn deve ter sideboard contra os combos que dominam o formato e são mais rápidos que ele.
2º) O burn deve possuir sideboard contra reanimator e dredge que sempre são vistos em torneios.
3º) O burn deve ter destruição de artefato no sideboard.

- O burn deve ter anti cartas azuis no seu side.
- O burn dificilmente deve ter remoções de criatura em massa a menos que se espere um field cheio de elfos. Não é necessário interagir com a mesa a menos que se esteja perdendo a corrida do dano.
- O burn deve ser mais rápido que os decks de aggro do formato e a maioria dos combos.
- O burn deve impedir que criaturas que ganhem vida entrem em jogo ou mágicas que ganhem vida sejam feitas.
===============
+Conclusões

O Burn é um deck Tier 1 do Legacy atual, definitivamente competitivo. Pode enfrentar os Tier 1 e Decks to Beat (Aqueles que estão ganhando mais torneios) de igual pra igual e traz bastante diversão pro jogador que maneja o deck.

O Burn é um tier 1 e to beat no modern e deve ser levado bem a sério

O Burn é tier 2 ou talvez tier 1 no pauper. Estou estudando sobre ainda.

Fim

=====================================================

Editada em: 01-09-11 09:09:10 por Felipe-Alheiro.

Editada em: 29-10-12 08:06:34 por Felipe-Alheiro.

Editada em: 17-04-13 15:48:41 por Felipe-Alheiro.

Editada em: 21-04-13 09:01:33 por Felipe-Alheiro.

Editada em: 22-05-13 09:08:11 por Felipe-Alheiro.

Editada em: 26-05-13 15:18:20 por Felipe-Alheiro.

Editada em: 11-07-13 10:01:17 por Felipe-Alheiro.

Editada em: 11-08-13 13:44:40 por Felipe-Alheiro.

Editada em: 11-08-13 13:48:44 por Felipe-Alheiro.

Editada em: 15-09-13 09:04:31 por Felipe-Alheiro.

Editada em: 05-09-14 10:33:05 por Felipe-Alheiro.

Editada em: 25-09-14 14:30:44 por Felipe-Alheiro.

Editada em: 25-09-14 14:33:15 por Felipe-Alheiro.

Editada em: 07-11-15 09:17:35 por Felipe-Alheiro.

Editada em: 21-09-16 16:39:52 por Felipe-Alheiro.

Editada em: 22-09-16 01:06:34 por Felipe-Alheiro.

Editada em: 28-10-16 15:49:52 por Felipe-Alheiro.

Editada em: 29-05-18 11:07:41 por Felipe-Alheiro.
 
GiOD1IorioJR

Esquilo
0 Referências
Posts: 5796
Registro: 28/12/07

Postado em: 05/09/10 14:52
Se vai abordar o Casual, poste na seção de Casual não na seção de Legacy. Não vou colocar latas de conservas em um ambiente para congelados.

A propósito, você leu algum artigo por ae ?

eu ri !

;)
 
charllesmoura

Esquilo
5 Referências (100.00% positivas)
Posts: 1113
Registro: 09/01/08

Postado em: 05/09/10 15:55
não sabia que burn era combo =/
 
Scoppio

Lenda
0 Referências
Posts: 11295
Registro: 15/09/03

Postado em: 05/09/10 20:48
Burn não é combo, é BURN.
 
Kami

Fênix
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 5927
Registro: 17/03/06

Postado em: 05/09/10 21:04
Burn pode ser considerado combo sim.


Sobre o topico: tem um artigo ENORME e muito bom na seção de artigos...... Embora um pouco defasado, praticamente todo ele é valido ainda hoje em dia, incluindo ~90% da lista final, e nos comentários existe um pequeno update. Com isso perde-se praticamente todo o motivo de ser desse topico =/ Talvez se quisesse discutir uma lista especifica, algumas soluções encontradas ou mesmo uma visão mais contemporanea... mas do jeito que tá, primer sem chances, até porque seu texto parece uma colcha de retalhos, se fosse o caso seria necessaria uma revisão e aprofundamento.

E considerando o deck como casual (incluindo até uma tag) devia coloca-lo na seção de decks casuais.

Editada em: 05-09-10 21:06:11 por Kami.

Aproveite e dê uma passada no GODMODE PODCAST, um podcast fodástico sobre o mundo dos games, a vida, o universo e tudo mais
 
GiOD1IorioJR

Esquilo
0 Referências
Posts: 5796
Registro: 28/12/07

Postado em: 05/09/10 21:10

Manjam nada.

Burn é uma combinação de cartas, que na adição tendem a ultrapassar os pontos de vida do oponente. Ou seja, combo.

 
Scoppio

Lenda
0 Referências
Posts: 11295
Registro: 15/09/03

Postado em: 05/09/10 23:37
Uma coisa é combar para causar dano letal no oponente, outra coisa é falar que fazer uso de várias mágicas que não interagem entre si é um combo.
 
Mojeh

Mago
4 Referências (100.00% positivas)
Posts: 2255
Registro: 08/08/07

Postado em: 06/09/10 01:04

Quer mais sinergia do que um deck com 38 mágicas que fazem basicamente a mesma coisa?

 
GiOD1IorioJR

Esquilo
0 Referências
Posts: 5796
Registro: 28/12/07

Postado em: 06/09/10 01:19

Percebeu que a interação não assumida, que é causar dano de uma forma suficiente que combe pra matar o oponente te fez ser contraditório a partir da vírgula ?

 
Mvuns

Espectro
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 1114
Registro: 12/05/08

Postado em: 06/09/10 01:33

:D

Bem dito... :)


O artigo se não me engano é do Potira não é?

 
michael

Esquilo
0 Referências
Posts: 1626
Registro: 05/11/06

Postado em: 06/09/10 12:57

Brother é quase a mesma coisa que fazer várias mágicas para gerar mana pra dps dar o storm...


No burn é fazer várias mágicas para matar...





@ Hugo, creio eu que sim

 
duelistaguara

Lenda
0 Referências
Posts: 2660
Registro: 17/11/09

Postado em: 06/09/10 13:18
Burn é um deck de combo sim, mas é um combo diferente, é um combo "fungível", onde as peças do combo podem ser substituídas por outras (quaisquer) sem que haja grandes prejuízos, o que não ocorre com a grande maioria dos decks de combo.
Vc pode ganhar de burn, mesmo sem sair com nenhum raio ou chain ou espículo na mão (pois estes podem ser substituídos por outras cartas de efeito similar), mas não ganhará de belcher, por exemplo, se não sair belcher ou EtW ou Wish, pois as demais cartas do belcher não funcionam como finisher.
 
Felipe-Alheiro

Esquilo
0 Referências
Posts: 559
Registro: 05/10/09

Postado em: 18/09/10 08:57
Em sumo, o tópico até que foi bom. Vou criar um sobre o black discar e o black suicide e um sobre o solidarity e vou complementar um pouco mais este aqui.
 
Renato_25041991

Esquilo
12 Referências (100.00% positivas)
Posts: 195
Registro: 06/07/08

Postado em: 18/09/10 11:58
Em sumo eu achei que o tópico foi meio repetitivo já que temos um artigo muito bem escrito sobre esse mesmo tipo de deck (por mais que ela não tenha sido atualizado atualmente)...

É bom sim o pessoal tentar fazer tópicos mais bem estruturados como esse que você fez, só tenta não ser repetitivo e pode ignorar alguns trolls =]

Boa sorte aí!
 
Felipe-Alheiro

Esquilo
0 Referências
Posts: 559
Registro: 05/10/09

Postado em: 11/01/11 16:42
atualizado até Scars
 
fernandomborges

Besta
0 Referências
Posts: 485
Registro: 29/03/10

Postado em: 11/01/11 18:39
curti o topico, mas só um adendo... falar que Elemental de Centelhas Infernal e lavamante implacavel é melhor que Elemental da Centelha é furada... no Burn o elemental da centelha é infinitamente melhor que os outros dois (acho q é o unico caso deck que ele é melhor)
 
Felipe-Alheiro

Esquilo
0 Referências
Posts: 559
Registro: 05/10/09

Postado em: 11/01/11 22:27
Oi fernando, nada contra sua escolha. Se você optar por velocidade eu acredito que o elemental de centelhas é melhor também. Dependendo do field onde você jogar é melhor ter velocidade. Eu acredito que contra um deck de combo ou de controle vc certamente terá melhores usos para esse elemental mas...


- Mas ocorre a seguinte coisa, apesar dele ter impeto e bater como um tipo de raio ,ele possui mais drawbacks que outras cartas do mesmo nível. Veja a situação em que o cara tem um block. Ele n passa o dano q tem q dar se for um bloqueador com alta resistência ou mesmo um fraco aumentando o número de mágicas q vc tem que fazer. Fica inutil a partir do turno 2 do oponente (no caso dele ter um block). E pode morrer pra qualquer pin sem causar nenhum dano. O guia goblin tem a mesma função desse elemental mas fica em jogo mais tempo servindo ainda de block caso necessário.

- O elemental de centelhas infernal em termos de custo é pior que esse, mas ele pode ser lançado 2 vezes(poupando cartas da sua mão) (na melhor das hipóteses considere ele como 2 cards de incinerar). Tem as mesmas desvantagens do elemental de centelhas.

- O lavamante implacável é para ser usado para remover pequenas ameaças e desbombar o tarmagoyff adversário. Ele também serve como um cursed scroll no late game. Por isso a preferência por ele.



 
fernandomborges

Besta
0 Referências
Posts: 485
Registro: 29/03/10

Postado em: 11/01/11 22:53


pela experiencia que eu tenho com o Burn se vc não ganhar até o quarto no maximo quinto turno vc não ganha mais, então tem que ser bem no esquema mana 3 de dano mana 6 de dano, ele é o PIOR RAIO DO DECK, mas continua sendo 1 mana 3 de dano... discuti por MUITO tempo com um camarada meu o uso dele... depois que joguei percebi que em 90% das vezes ou mais ele da o dano dele, é só esperar o cara não estar com criatura desvirada, que acontece demais no começo do jogo

 
_Ramon

Esquilo
0 Referências
Posts: 1195
Registro: 28/08/09

Postado em: 11/01/11 22:58

Então Zoo é combo!

Manjam nada...

 
Teddy_Bear_X

Demônio
0 Referências
Posts: 18401
Registro: 07/09/07

Postado em: 11/01/11 23:01
Aggro, control e combo

=*